Senador discute criação de Fundo Pantanal com Temer e ministro

0
13

De autoria do senador, a proposta do fundo pretende cooptar doações de empresas e um percentual de financiamentos públicos para a realização de atividades produtivas e também de preservação da região da Bacia do Alto Paraguai.

“Já ouvi ambientalistas, produtores rurais e dezenas de representantes dos setores interessados no assunto”, comenta o senador, que vai propor a criação do dispositivo no relatório do Projeto de Lei 750/2011, que define regras para a gestão e proteção do Pantanal.

Atento à importância da ação para o meio-ambiente, o ministro Sarney Filho declarou que as portas dos ministérios estão abertas para o senador Pedro Chaves. “Já conversamos a respeito da proposta em benefício do bioma pantaneiro e, com toda certeza, faremos o possível para que o fundo se torne realidade”, frisa.

Segundo Pedro Chaves, os recursos do fundo serão investidos em ações de conservação, prevenção, monitoramento e combate à degradação dos recursos hídricos, principalmente no que diz respeito ao rio Taquari, que há décadas sofre com a degradação e o assoreamento.

“Já conversei com Sarney Filho e Blairo Maggi (ministro da Agricultura), e também com a direção da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) sobre o assunto e todos se mostraram bastante receptivos à proposta”, diz Chaves.

Sobre a conversa com o presidente, o senador afirmou que houve a garantia de que ações voltadas para essas questões serão tratadas de forma primordial. “Ele nos deu a certeza de que estará atuando para atender nossas demandas. Inclusive, já marcou audiência comigo esta semana para discutir mais o assunto”, afirma.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here